A dieta low carb ganhou muitos adeptos nos últimos anos, especialmente por possibilitar um emagrecimento rápido. De fato, a estratégia é recomendada para quem precisa perder alguns quilos, mas o objetivo nem sempre é apenas esse. Quem procura reeducar a alimentação e prevenir/tratar doenças cardiovasculares e diabetes também pode se beneficiar com essa dieta.
Neste artigo, você conhecerá mais sobre a dieta low carb, seus objetivos e algumas dicas para aderir!
O que é a dieta low carb?
De certa forma, a dieta low carb é considerada uma variação da dieta cetogênica, mas não é a mesma coisa (veremos mais adiante). No caso da low carb, o objetivo é diminuir o consumo de carboidrato ao longo do dia para no máximo 130 gramas.
Porém, não se trata apenas de diminuir um macronutriente. A bem da verdade, é feita a substituição de alimentos com alto índice glicêmico pelos de baixo índice, como a batata inglesa pela batata doce, o arroz branco pelo integral e assim por diante.
O objetivo, na maioria dos casos, é uma perda mais rápida de peso, mas normalmente em um curto prazo. E como isso é possível? Porque os carboidratos são as principais fontes de calorias em um alimento. Contudo, também são importantes para a saúde, já que fornecem a energia para o bom funcionamento do organismo. Por isso, não é totalmente suprimido da dieta.
É segura?
A principal dúvida da dieta low carb é quanto ao perigo de diminuir tanto o consumo de um macronutriente. De fato, se isso acontece com receitas sugeridas por quem não tem especialização no assunto, pode ser perigoso.
No entanto, quando você restringe o carboidrato seguindo a orientação de um nutricionista, ela pode ser variada, nutritiva e principalmente segura. Conheça as opções de marmitas ultracongeladas da Casa D’Ary.
Dieta cetogênica
A dieta low carb e a cetogênica são diferentes porque a segunda restringe ainda mais o consumo de carboidratos. Nesse caso, ela estipula até 50 gramas por dia de consumo. É uma dieta bem mais difícil de ser aderida e que há riscos quando acontece sem acompanhamento nutricional.
O que comer na dieta low carb?
A dieta de baixo consumo de carboidratos não precisa ser sinônimo de fome, muito pelo contrário. Ao cortar o carboidrato, você pode aproveitar outras fontes de proteína, muitas verduras e legumes, que também ajudam a ter uma rotina mais saudável.
Uma dica importante são as fontes de fibra com baixo teor glicêmico. A batata doce, o inhame e a abóbora são bons exemplos. As oleaginosas também ajudam bastante, como as castanhas e as amêndoas. Carne de aves, peixes e de porco também são bem-vindas na dieta.
Além disso, o mais importante é saber o que não comer. É necessário evitar carboidratos que são industrializados, doces, refrigerantes, pão branco e outras opções com farinha de trigo refinada. Esses são os alimentos mais calóricos a se restringir.
Uma boa opção para quem não sabe como substituir os ingredientes corretamente ou está com pouco tempo, mas mesmo assim quer adotar a dieta low carb são as marmitas fits e ultracongeladas. Além de economizar tempo na rotina, elas são mais saudáveis e estimulam a viver melhor.
Na Casa D”Ary você encontra mais de 30 opções de refeições ultracongeladas, práticas, nutritivas e saborosas para cuidar da saúde e bem-estar por meio de uma alimentação equilibrada. Conheça o nosso cardápio e acompanhe o nosso blog para conhecer outras curiosidades da dieta low carb!