Incluir legumes e vegetais na dieta pode ser um grande desafio, principalmente para quem não gosta muito desses ingredientes. Porém, se você pretende ter mais saúde e qualidade de vida, saiba que esse obstáculo precisa ser urgentemente contornado. Frutas, legumes, vegetais, hortaliças, cereais integrais e leguminosas fazem parte de uma dieta equilibrada e ajudam a prevenir ou tratar diversos males físicos e emocionais.
A seguir, você vai conferir algumas dicas simples e práticas para adicionar mais legumes e vegetais na dieta. Ao colocá-las em prática, você vai se sentir mais disposto, vai dormir melhor, vai emagrecer com saúde e ter alta performance em todas as áreas da sua vida!
Faça um prato de entrada antes das principais refeições
Se você não tem por hábito consumir legumes e vegetais na dieta, uma ótima maneira de começar é investir em uma boa salada antes do almoço ou do jantar. Essa técnica já é utilizada há anos, principalmente nos restaurantes estrelados do país e consiste em uma pequena refeição servida antes da guarnição principal (nesse caso, o almoço ou jantar).
Considerado “chique”, o prato de entrada serve para estimular o apetite. Contudo, pode ser usado também para oferecer ao organismo nutrientes de qualidade. Além disso, uma salada de legumes e vegetais antes das principais refeições também vai te deixar mais saciado e vai evitar que você coma mais do que deve em seguida.
Adicione legumes e vegetais na dieta misturando-os com ingredientes que você gosta
Outra dica eficaz para reeducar a alimentação é misturar os legumes e vegetais com carnes, massas e outros ingredientes do seu agrado. Um refogado de carne moída com abóbora, por exemplo, pode ser uma excelente alternativa para incluir o vegetal na dieta. Da mesma forma, o macarrão integral com abobrinha é uma receita que une sabor e saúde em uma só refeição.
Organize os legumes e vegetais na geladeira de forma consciente
Organizar corretamente a sua geladeira também é uma dica simples, porém eficaz para adicionar mais legumes e vegetais na dieta. Ao colocá-los nas prateleiras superiores da sua geladeira e não no gavetão de legumes que fica embaixo, certamente você vai consumir mais esses ingredientes. Afinal, toda vez que você for abrir a geladeira irá se deparar com eles e não com guloseimas.
Separe um dia da semana para cozinhar e congele os legumes e vegetais
Além das dicas citadas anteriormente, outra que pode beneficiar – e muito – a sua saúde é dedicar um dia da semana ao preparo das suas refeições. Aliás, essa é uma dica especial para quem tem uma rotina agitada e não tem muito tempo para cozinhar diariamente.
Com o auxílio de embalagens apropriadas para congelar alimentos você pode cozinhá-los de uma só vez, colocá-los dentro dos saquinhos e levá-los ao congelador. Assim, terá sempre refeições coloridas, nutritivas e saborosas para levar consigo para onde for.
Adicione mais legumes e vegetais na dieta com comida ultracongelada
Agora, se a sua vida é tão corrida que até separar um dia da semana para cozinhar fica difícil, a solução é investir em sabor e saúde com comida ultracongelada. Práticas, nutritivas e especialmente saborosas, elas contribuem para a construção de bons hábitos alimentares na medida em que são preparadas com ingredientes 100% naturais.
Além disso, a comida ultracongelada garante um planejamento semanal variado, pois além dos legumes e vegetais na dieta, também oferece massas, carnes variadas, sobremesas e lanches FIT. Baixe gratuitamente nosso infográfico e aprenda a montar e organizar o seu cardápio da semana com comida ultracongelada. Com ele, você vai aprender a diversificar a dieta para não enjoar de comer as mesmas coisas e acabar caindo na tentação dos industrializados. Confira!