Em um primeiro momento, as comidas industrializadas até parecem uma boa alternativa para quem não tem tempo para cozinhar ou habilidades culinárias, já que muitas vêm prontas e só precisam ser descongeladas ou aquecidas. Mas você já parou para ler o rótulo dos alimentos que consome no dia a dia?
Neste artigo você vai aprender a interpretar as embalagens dos alimentos para não cair em ciladas. Dessa forma, vai ficar muito mais fácil cuidar da saúde e da boa forma, confira!
Como ler o rótulo dos alimentos?
O rótulo dos alimentos informa o valor nutricional de cada porção que você consome, ou seja, as calorias, gorduras, proteínas, carboidratos, sódio entre outros ingredientes usados na fabricação do produto. De fato, sua interpretação não é uma das tarefas mais fáceis, já que contém nomenclaturas que na maioria das vezes são desconhecidas pelas pessoas.
Veja a seguir como interpretar as embalagens dos seus produtos favoritos!
Porção
A porção se refere à quantidade ideal que um adulto considerado saudável (dieta de 2000 calorias) deve consumir de um determinado grupo de alimento. Geralmente ela é medida em gramas, unidades, mililitros, microgramas e também por medidas caseiras, como por exemplo, colher de sopa, ½ xícara de chá entre outras.
Valor energético
Já o valor energético é representado pela soma das gorduras, carboidratos e proteínas dos alimentos. Ou seja, a quantidade de energia que eles oferecem ao organismo. São medidas em Kcal (Quilocalorias).
Proteínas
Presente tanto em ingredientes de origem animal quanto de origem vegetal, as proteínas são indispensáveis na dieta, já que ajudam na construção/manutenção de diversos tecidos do corpo humano, como músculos, ossos, cartilagens e pele, por exemplo.
Além disso, atuam no sistema imune e ajudam a regular o metabolismo, pois estão presentes nos anticorpos e nos hormônios. Ao ler o rótulo dos alimentos, as proteínas são informadas em gramas.
Fibras
As fibras são compostos encontrados nas frutas, nos vegetais, nas verduras e nos grãos. Elas melhoram a digestão, o trânsito intestinal e oferecem saciedade após as refeições. Para uma dieta de 2000 calorias, a recomendação é de ingestão diária de 25g de fibras.
Gorduras Totais
Com quantidade ideal de 55g por dia, esse nutriente representa a soma das gorduras presentes nos ingredientes de origem animal ou vegetal.
Contudo, é aqui que começam as pegadinhas na hora de ler o rótulo dos alimentos. Para início de conversa, as gorduras são divididas em gorduras saturadas e gorduras trans. O que nenhum rótulo informa, no entanto, é que ambas devem ser consumidas com moderação.
Gorduras Saturadas
As gorduras saturadas estão presentes em ingredientes de origem animal. Seu consumo em excesso pode causar obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outros problemas de saúde. Para uma dieta comum, de 2000 Kcal, o consumo máximo diário desse tipo de gordura é de 22 gramas.
Gorduras Trans
Agora, ler o rótulo dos alimentos e encontrar o termo “gordura trans” significa ligar o sinal de alerta. Isso porque esse tipo de gordura é encontrado apenas em produtos industrializados fabricados com gordura hidrogenada, como margarinas, bolos, sorvetes e vários outros.
Seu consumo em excesso causa ainda mais danos à saúde do que as gorduras saturadas e por isso, deve ser evitado. Além das doenças cardiovasculares, o consumo em excesso de gorduras trans pode causar cânceres e aterosclerose. Uma pessoa sem dieta restritiva (2000 Kcal) deve consumir, no máximo, 2g de gordura trans por dia.
Sódio
Inimigo número 1 dos hipertensos, o sódio é um nutriente presente na maioria dos alimentos industrializados, pois ajuda a conservá-los. Seu consumo em excesso causa hipertensão, retenção de líquidos, problemas renais e várias outras complicações de saúde.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo de sal não deve ultrapassar 5 gramas por dia. Entretanto, é preciso ler o rótulo dos alimentos com atenção para não cair em pegadinhas, pois o sódio pode aparecer com outros nomes, a saber:
- Glutamato monossódico;
- Ciclamato de sódio;
- Caseinato;
- Citrato;
- Sal marinho;
- Nitrato de Sódio;
- Bicarbonato de sódio;
- Sal vegetal entre outros.
Açúcar
Outro ingrediente que pode ser informado com outro nome nos rótulos dos alimentos e pode comprometer a sua saúde. De acordo com a OMS, o seu consumo não deve ultrapassar 25g por dia. Quando consumido em excesso, pode causar obesidade e diabetes.
- Açúcar invertido;
- Dextrose;
- Beterraba-sacarina;
- Frutose;
- Xarope (de cana, de milho, de arroz, de malte);
- Glicose,
- Mel;
- Suco de fruta concentrado;
- Sacarose;
- Maltose;
- Lactose.
Agora que você já aprendeu a ler o rótulo dos alimentos para não cair em pegadinhas, que tal fazer boas escolhas alimentares para si e para os seus familiares?
Na Casa D’Ary você encontra várias opções de marmitas saudáveis ultracongeladas preparadas com ingredientes 100% naturais. Nutritivas, equilibradas e principalmente saborosas, elas vão adicionar mais praticidade ao seu dia a dia e cuidar da sua saúde de dentro para fora.
Não está convencido disso? Então baixe gratuitamente nosso infográfico Desmistificando a dieta saudável: o manual para iniciar e dar continuidade a bons hábitos alimentares. Com ele, você vai compreender como a comida ultracongelada pode te ajudar a ter mais qualidade de vida!