Existe muita informação e dúvidas sobre beber durante as refeições ou não. Na verdade, não beber enquanto come é um hábito considerado saudável e que auxilia inclusive na saciedade, evitando que se coma mais do que o necessário.
Quem quer se alimentar bem, ter saúde e manter o organismo funcionando sem problemas, precisa saber mais sobre a verdade de beber durante as refeições. Neste artigo exploramos um pouco mais sobre o assunto. Acompanhe!
Devo beber durante as refeições ou não?
O mais recomendado é evitar ingerir líquidos na hora das refeições. E isso vale para diferentes tipos de bebidas, desde a água até os refrigerantes e chás. O que os especialistas defendem é que esse hábito pode prejudicar a digestão e até “disfarçar” quando estamos saciados.
Como o líquido atua para diluir os sucos gástricos e enzimas ligadas à digestão, é comum apresentar alguns sintomas ao beber durante as refeições. Por isso, talvez você já tenha notado uma distensão abdominal, arrotos, flatulência ou a famosa queimação parecida com azia.
O líquido desce ao estômago junto com o alimento, que é mal digerido nesse caso. Com isso, há um certo atraso na passagem dos alimentos entre o estômago e intestino, por isso sentimos o estômago “cheio”.
Há também um risco de aproveitarmos menos os nutrientes dos alimentos com esse hábito. O líquido faz com que os nutrientes sejam menos mastigados, prejudicando a nossa capacidade de absorvê-los.
Beber durante as refeições engorda?
Se você tem o costume de tomar refrigerantes ou outras bebidas açucaradas nas refeições, certamente irá engordar. Mas não apenas pelo açúcar. Os líquidos em geral também mexem com a sua saciedade, levando você a comer mais.
Com a distensão abdominal causada pelos líquidos, é como se o organismo entendesse que ainda há espaço para comer mais. Isso acontece mesmo que você coma a mesma quantidade de todos os dias, por exemplo. Então, acabará comendo mais do que realmente precisa ou tem vontade.
Portanto, não beber durante as refeições é uma das recomendações para quem deseja emagrecer ou ter mais bem-estar. Não há mal nenhum em fazer isso vez ou outra, como no caso de um almoço na casa de amigos ou uma confraternização no trabalho. O problema é quando essa atitude nada saudável se torna um hábito.
Alternativas saudáveis
Não beber durante as refeições é uma escolha pessoal, é claro. Mas, caso já tenha se tornado rotina em seu dia a dia, uma dica importante é sempre preferir a água, que é mais saudável. Outra dica que vale ouro é se alimentar, esperar cerca de 20 a 30 minutos e somente então ingerir alguma bebida. Isso ajuda com a sede e contribui para uma melhor digestão.
Se você gostou de saber se pode beber durante as refeições ou não, com certeza vai adorar o nosso material gratuito “Desmistificando a dieta saudável: o manual para iniciar a dar continuidade a bons hábitos alimentares”! Com ele, você vai aprender ainda mais a se alimentar bem, cuidar da saúde e ter refeições práticas e nutritivas na sua rotina! Baixe e confira!