Se você está buscando otimizar o seu tempo na cozinha com comidas congeladas, certamente já ouviu falar que elas são práticas e evitam o desperdício, mas fazem mal à saúde, perdem nutrientes, sabor e textura. Mas o que de fato é verdade e o que é mito quando o assunto é congelamento de alimentos?
Se você está pensando em investir em comidas congeladas, mas está cheio de dúvidas sobre o tema, leia o artigo a seguir até o final. Nele, de forma muito prática responderemos aos principais questionamentos dos consumidores, para que você possa fazer escolhas alimentares seguras para si mesmo e para toda a família.
Comidas congeladas perdem nutrientes?
Essa é uma pergunta cuja resposta pode ser mito ou verdade, pois depende do método de congelamento.
No processo convencional os alimentos são resfriados lentamente em freezer ou congelador, o que pode demorar até 24 horas. Durante o congelamento lento há a formação de cristais de gelo nos alimentos, que interferem no sabor, textura, aroma e comprometem principalmente o valor nutricional deles.
Já no caso do ultracongelamento isso não acontece. Isso porque esse método de conservação de alimentos consiste em resfriar bruscamente os ingredientes, fazendo com que eles atinjam temperaturas negativas em uma ou duas horas no máximo. Isso, por sua vez, evita a formação de cristais de gelo e mantém inalteradas as características físicas e o valor nutricional dos alimentos.
Evitam desperdícios?
Verdade. Comidas congeladas são embaladas na medida certa para uma refeição. Em outras palavras, isso significa que você vai apenas descongelar e consumir o que precisa, sem jogar o excedente no lixo.
Na Casa D’Ary, essa vantagem ainda vem acompanhada de bandejas biodegradáveis. Feitas de papel cartão, elas tanto podem ir ao micro-ondas quanto ao forno convencional. Contudo, ao serem descartadas, não poluem o meio ambiente. Legal, né? Confira o nosso cardápio.
São caras?
Mito. Ao contrário do que se imagina, comidas congeladas possuem um excelente custo-benefício, principalmente se você levar em conta a praticidade e o não desperdício dos alimentos. Além disso, também levam vantagem econômica quando comparadas às refeições realizadas em fast foods e restaurantes.
Comidas congeladas permitem variar o cardápio?
Verdade! De acordo com a nutricionista Aryane Steinkopf, da Casa D’Ary, qualquer alimento pode ser congelado, o que inclui frutas, legumes, verduras, doces e salgados. Para quem mora sozinho ou não tem tempo para cozinhar, aliás, isso é ótimo! Até mesmo porque de forma muito prática é possível aproveitar uma grande variedade de receitas, de sucos detox à feijoada.
Possuem conservantes? Temperos artificiais?
Mito. As comidas congeladas da Casa D’Ary são preparadas artesanalmente, com ingredientes 100% naturais. Logo após o preparo, são ultracongeladas, o que dispensa totalmente a necessidade de conservantes. Da mesma forma, só usamos temperos e molhos naturais em nossas receitas.
Ao serem descongeladas, não devem ser congeladas novamente?
Verdade. Quando descongelados, os alimentos podem ser contaminados por microrganismos como fungos e bactérias e por isso, não devem voltar ao congelador ou freezer. Sendo assim, após descongelados, os alimentos devem ser consumidos imediatamente.
Comidas congeladas são todas iguais?
Mito! Mito! Se ao pensar em comidas congeladas você logo pensa em alimentos molengas e sem sabor, é porque ainda não conheceu as marmitas prontas da Casa D’Ary. São várias receitas saudáveis, com alto valor nutricional e com cores, sabores e texturas preservados através do método de ultracongelamento.
Práticas, prontas e especialmente saborosas, elas favorecem a reeducação alimentar e proporcionam alta performance em todas as áreas da sua vida. Não está convencido disso? Então baixe gratuitamente o nosso infográfico Desmistificando a dieta saudável e tenha em mãos um verdadeiro guia para iniciar e dar continuidade a bons hábitos alimentares.