Embora a reeducação alimentar esteja associada ao emagrecimento, ela é um processo que vai muito além disso. Além de contribuir para a redução de medidas, adotar uma alimentação equilibrada também combate uma série de doenças, melhora a atividade cerebral, a qualidade do sono, o humor e te deixa mais disposto para enfrentar os desafios do dia a dia.
Contudo, reeducar o cardápio é um processo longo, que exige paciência e muita determinação. Só para você ter uma ideia, estudos apontam que o nosso corpo demora, em média, de 21 a 30 dias para criar um novo hábito. E dependendo das escolhas que você tenha feito ao longo da vida, esse período pode ser ainda maior.
O fato é que assim como toda mudança, transformar os hábitos alimentares também tem seus desafios. Entretanto, eles podem ser facilmente contornados com algumas dicas simples. Saiba como começar uma reeducação alimentar no artigo a seguir.
Não confunda reeducação alimentar com dietas restritivas
Os dois conceitos podem até contribuir para que você perca peso, mas são diferentes e não devem ser confundidos. Até mesmo porque em uma dieta restritiva há a falta de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo e não devem ser mantidas por muito tempo.
Já na reeducação alimentar não há restrição de nutrientes, mas sim a substituição de alimentos. Assim, alimentos naturais como legumes, cereais, verduras e grãos são inseridos na dieta de forma gradual, para que você possa ir se acostumando à nova realidade.
Outro fator que difere as duas dietas é o benefício que oferecem. Enquanto as dietas restritivas possuem apelo estético (emagrecimento rápido), a reeducação alimentar promove diversas vantagens para a saúde física e mental, tais como:
- Fortalece o sistema imunológico;
- Pele mais viçosa e saudável;
- Cabelos mais fortes e brilhantes;
- Mais concentração;
- Melhora do trânsito intestinal;
- Evita doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
Alimente-se sempre nos mesmos horários
Outra dica para começar a reeducação alimentar com o pé direito é buscar sempre se alimentar nos mesmos horários. Aliás, essa atitude não serve apenas para matar a fome não, viu? Comer no mesmo horário também ajuda a regular o metabolismo e facilita a digestão. Além disso, também contribui para a construção de novos hábitos.
Beba bastante água
Talvez você não saiba, mas a ingestão hídrica e a reeducação alimentar andam de braços dados. Além de saciar a sede e a fome, a água também regula o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento. Ademais, regula a temperatura corporal, transporta nutrientes e oxigênio para as células. Ainda, ajuda a eliminar as toxinas do organismo por meio da urina e do suor.
Apesar de a regra dos 2 litros ser considerada universal, a quantidade necessária de água por dia depende de vários fatores, como peso, altura e estilo de vida da pessoa. No geral, recomenda-se a ingestão diária de 35 ml de para cada kg.
Faça um planejamento semanal
Tenha em mente que para iniciar uma reeducação alimentar efetiva, planejamento é fundamental. É preciso pensar nos alimentos que irão suprir as suas necessidades nutricionais, fazer um cardápio semanal variado e ir às compras para providenciar os ingredientes para preparar as receitas.
Dica bônus para começar a sua reeducação alimentar: invista em comida natural ultracongelada
Qual tem sido a sua desculpa para não se alimentar adequadamente? Falta tempo para cozinhar? Pois saiba que com a comida ultracongelada isso não é empecilho para você não cuidar da saúde e da boa forma.
Prática, nutritiva e saborosa, a comida ultracongelada é artesanal, prioriza ingredientes 100% naturais e possui um cardápio variado. Na Casa D’Ary, ela é embalada em bandejas de papel cartão, ela pode ser aquecida tanto no forno microondas quanto no convencional. Assim, não polui o meio ambiente e você pode levá-la para onde for.
Quer mais dicas de como iniciar a sua reeducação alimentar? Então baixe gratuitamente o infográfico “Desmistificando a dieta saudável: o manual para iniciar e dar continuidade a bons hábitos alimentares”. Com ele, você vai descobrir que reeducar o paladar é mais fácil do que se imagina e vai ter acesso a estratégias para cuidar da saúde física e mental por meio da alimentação.