Para algumas pessoas parece impossível transformar hábitos alimentares, mas isso não é verdade. Começando aos poucos e incluindo uma nova forma de se relacionar com a comida, isso fica totalmente possível. É claro que exige um esforço, mas hoje em dia há várias formas práticas para cuidar da saúde e da boa forma através da alimentação.
Se você é alguém sempre cheio de tarefas e não consegue parar para cozinhar, isso afeta a sua alimentação, não é verdade? Por isso, você ou a sua família talvez acabe comendo algo menos saudável ao longo do dia, pois é mais prático. Contudo, algumas dicas podem ajudar a mudar essa rotina. Acompanhe a seguir.
1. Para transformar hábitos alimentares, planejamento é a palavra-chave
Parte do desafio de transformar hábitos alimentares é planejar o que você irá comer durante a semana. Comece reservando um dia para fazer todas as refeições e congelar. Assim, na hora do almoço terá refeições nutritivas e saborosas e não vai precisar se render aos industrializados. Sem dúvida, essa já é uma forma de mudar!
E caso você não tenha tempo, saiba que há empresas especializadas em comida ultracongelada e saudável. Elas entregam no seu endereço e possuem cardápios variados.
2. Mude a forma de preparo dos alimentos
Às vezes, você adora um tipo de comida que é saudável e faz bem para a saúde. Contudo, sem saber, prepara o prato com bastante óleo e fritando, quando poderia fazer de outra forma. Consegue perceber como a maneira de cozinhar um alimento faz toda a diferença?
Há alguns alimentos que perdem os nutrientes quando você os prepara de determinada forma. Por isso, conhecer melhor as formas de preparo ou comprar de lugares que optam por uma gastronomia saudável já ajuda bastante.
3. Evite pular as principais refeições do dia
Não há problema em comer uma coisa ou outra ao longo dia, mas não se esqueça: os principais nutrientes estão nas principais refeições do dia, como café da manhã, almoço e jantar. Por isso, é na qualidade delas que você deve focar para transformar hábitos alimentares.
Quando você se alimenta bem ao longo do dia, diminui aquela vontade incontrolável de “assaltar a geladeira” durante a noite. Mas não apenas isso. Adotar uma alimentação equilibrada também oferece outras vantagens para o seu organismo, tais como:
- Melhora a qualidade do sono;
- Auxilia no emagrecimento;
- Reduz colesterol e os riscos de doenças cardiovasculares;
- Controla a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue;
- Melhora a função intestinal;
- Oferece mais disposição para o dia a dia;
- Melhora a atividade cerebral.
4. Aprenda a ler os rótulos
Um detalhe muito importante nas comidas que você compra prontas é saber como foram feitas e com quais ingredientes. Para tal, é preciso aprender a ler os rótulos dos alimentos, quais ingredientes foram utilizados para temperar e para conservar os produtos.
Muitos alimentos são vendidos como “saudáveis” no Brasil e nas famosas linhas pequenas dos rótulos descobrimos que não é bem assim. Portanto, tenha atenção e sempre questione sobre o que você está comendo, pois essa também é uma forma de transformar hábitos alimentares.
5. Invista em comida ultracongelada
Conforme mencionamos anteriormente, transformar hábitos alimentares é totalmente possível, mesmo para quem tem uma rotina agitada. Para otimizar o seu tempo na cozinha e cuidar da saúde ao mesmo tempo, a solução é investir em comida ultracongelada.
Prontas, práticas, acessíveis e especialmente saborosas e nutritivas, elas te ajudam a melhorar a sua relação com a comida em poucos minutos: basta aquecer e degustar receitas deliciosas e saudáveis, esteja você em casa ou no trabalho.
Aproveite para baixar gratuitamente o material “Desmistificando a dieta saudável: o manual para iniciar e dar continuidade a bons hábitos alimentares”. Com ele, você aprende a ter mais saúde e disposição por meio de uma alimentação equilibrada.