Inegavelmente, cozinhar para toda a família não é fácil. Oferecer refeições nutritivas, saborosas, variadas e que agradem a todos é de fato um grande desafio. Contudo, com um bom planejamento você vai conseguir montar um cardápio saudável e que atenda às necessidades nutricionais de todos. Portanto, confira alguns truques a seguir.
Cardápio saudável para o café da manhã
O café da manhã é a principal refeição do dia. Ela é a responsável por oferecer ao organismo a energia, as proteínas, as vitaminas e sais minerais necessários para enfrentar os desafios do dia.
E mesmo que você tenha crianças em casa, existem opções saudáveis que agradam ao paladar delas também:
- Iogurte desnatado ou semidesnatado de morango, frutas vermelhas, framboesa entre outros sabores;
- Torrada com ricota, queijo cottage ou branco light;
- Pão integral com uma fatia de peito de peru;
- Cereais integrais;
- Ovos mexidos ou cozidos;
- Sucos detox;
- Frutas in natura e sucos naturais.
Como você pode perceber, montar um cardápio saudável para o café da manhã para toda a família é mais fácil do que se imagina. É claro que além dessas opções existem várias outras, que podem ser adicionadas à rotina alimentar gradativamente.
Lanche da manhã
Os lanches intermediários devem ser realizados 3 horas depois do café da manhã e ajudam a regular o metabolismo. Além disso, promovem sensação de saciedade, evitando que na hora do almoço você coma mais do que deve. Para essa “colação”, as opções incluem:
- Frutas;
- Sucos naturais e detox;
- Chás;
- Iogurte desnatado ou semidesnatado;
- Barrinhas de cereais;
- Torrada integral com requeijão light.
Almoço saudável e nutritivo
Já o almoço precisa reunir porções equilibradas de proteínas, cereais, leguminosas, verduras e legumes. E embora pareça complicado reunir todos esses grupos em uma única refeição, isso não é bem verdade. Talvez o maior desafio aqui é fazer com que as crianças comam legumes e verduras.
A boa notícia é que existem inúmeras opções de cardápio saudável que são adaptações das receitas convencionais. Assim, elas utilizam hortaliças, legumes e vários outros alimentos em sua base e ficam tão gostosas que até as crianças se rendem a elas. Veja a seguir bons exemplos:
- Nhoque de Batata Doce com carne moída e queijo;
- Espaguete integral à Bolonhesa;
- Frango à Parmegiana Fit com purê de batata doce e brócolis;
- Frango Crocante com macarrão sem glúten ao molho pesto.
Lanche fit
Também graças às substituições naturais, você também pode oferecer lanches saudáveis para toda a família. Com petiscos fit de baixo valor calórico, sem glúten e em alguns casos até sem lactose, todos poderão comer sem culpa e sem abrir mão da saúde. Confira algumas opções:
- Coxinha LOW CARB de Frango;
- Bolinha de Queijo Fit;
- Iogurte natural;
- Bolo de cenoura feito com farinha de arroz;
- Crepioca;
- Panqueca de banana com aveia;
- Cookies integrais;
- Chips de batata-doce.
Cardápio saudável para o jantar
Para a janta, o cardápio saudável precisa ser mais leve para facilitar a digestão e favorecer uma boa noite de sono. Nesse caso, o melhor caminho é investir em saladas, caldos, purês e sopas. Porém, não se esqueça de investir em qualidade nutricional. As opções a seguir são excelentes para serem consumidas à noite:
- Caldo de Aipim com Frango;
- Purê de batata-doce;
- Caldo de chuchu com Carne desfiada;
- Sopa de ervilha;
- Caldo Verde de Couve-flor;
- Caldo de Abóbora com Carne desfiada.
Agora que você já conhece algumas opções de cardápio saudável, basta combinar as refeições e criar um cronograma alimentar para todos os dias da semana. Sua família vai adorar!
Gostou deste artigo? Então que tal continuar acompanhando o blog da Casa D’Ary para receber mais dicas como essa? E você também pode seguir a gente no Facebook e no Instagram para ficar por dentro do universo da alimentação saudável!