Se você está dando os primeiros passos rumo a um estilo de vida mais saudável, aprender a organizar as refeições da semana vai ser muito útil para que você possa alcançar seus objetivos.
Felizmente, essa tarefa é mais fácil do que se imagina, desde que você conheça as suas necessidades nutricionais e consiga fazer um bom planejamento. A seguir, você confere ótimas dicas para montar um cardápio funcional para toda a semana!
Divida o seu prato em 4 (quatro) partes
Saber o que você precisa consumir diariamente é o primeiro passo para organizar as refeições da semana. Sem isso, como providenciar os ingredientes certos para as receitas? De acordo com especialistas em nutrição, nas principais refeições (almoço e jantar) o seu prato deve ser dividido em quatro partes, a saber:
- Metade para legumes e hortaliças;
- ¼ para carboidrato (macarrão, arroz, feijão, mandioca, massas);
- ¼ restante para proteínas de origem animal e vegetal (carnes, ovos, lentilha, ervilha).
Nos intervalos das refeições, também chamados de lanches ou colação, você pode inserir frutas, iogurtes desnatados entre várias opções que oferecem vitaminas e sais minerais ao organismo. A partir dessa divisão e compreensão, você poderá montar o seu cardápio semanal com mais facilidade.
Crie uma lista de compras conforme o seu planejamento de refeições da semana
Depois de ter montado o seu cardápio semanal, é hora de providenciar os ingredientes para o preparo das receitas. Aliás, esse é um passo que em hipótese alguma deve ser negligenciado, pois pode te desestimular a preparar as refeições da semana.
Para isso, você pode dedicar um dia da sua semana para ir às compras, priorizando sempre os alimentos orgânicos. E não se esqueça de verificar o que você já tem em casa e aproveitar as promoções nos mercados e feiras.
Mãos à obra!
Assim como no caso das compras, você também pode dedicar um dia apenas da semana para cozinhar.
Após montar refeições equilibradas, que respeitam as porções nutricionais citadas anteriormente, basta organizá-las em marmitas. Após esfriar, tampe-as e leve-as ao freezer ou ao congelador. Assim, quando tiver fome, basta aquecê-las e pronto!
É claro que essa dica exige ter ao menos alguma habilidade na cozinha. Se esse não for o seu caso, pule imediatamente para o conselho a seguir.
Aposte no ultracongelamento para suas refeições da semana
Seja por falta de tempo ou de habilidades culinárias, a comida ultracongelada é uma alternativa prática e saudável para as refeições da semana. Preparada com ingredientes naturais e sem adição de produtos químicos como corantes ou conservantes, elas são elaboradas para que você adquira mais saúde e qualidade de vida através da alimentação.
Seu processo acelerado de congelamento permite conservar o sabor e as propriedades dos alimentos, mesmo depois de descongelados. Sem dúvida, investir em comida natural, pronta e sobretudo equilibrada é a melhor maneira de garantir um cardápio semanal saudável de verdade.
Gostou deste artigo? Então que tal continuar acompanhando o nosso blog para receber mais dicas como essas? Além disso, você também pode seguir a gente no Facebook e no Instagram para ficar por dentro das últimas novidades sobre alimentação saudável e qualidade de vida.